sábado, 19 de agosto de 2017

COMO PERCEBEMOS NOSSA ESCOLA

COMO PERCEBEMOS NOSSA ESCOLA

1- Que realidade estamos construindo?

R: A incorporação das TDIC deve ajudar gestores, professores, alunos, pais e funcionários a transformar a escola em um lugar democrático e promotor de ações educativas que ultrapassem os limites da sala de aula, instigando o educando a enxergar o mundo muito além dos muros da escola, respeitando sempre os pensamentos e ideais do outro.

2-Como as TDIC estão presentes nas práticas pedagógicas dos(as) professores(as)?
R: No que se referem à escola as tecnologias sempre estiveram presentes na educação formal, o que faz necessário é orientar os educandos a utilizarem as diferentes tecnologias de forma crítica e criativa a seu desenvolvimento pessoal e educacional.

3- Que práticas os (as) alunos(as) estão introduzindo em suas vivências sociais e de aprendizagem?
R: O uso da informática na educação implica em novas formas de comunicação pessoal e em grupo, forma de pensar o mundo digital para benefício crítico e pedagógico, ensinar/aprender, ajudando a todos. 

    4- Como as TDIC vêm sendo utilizadas na escola?
R: As mídias utilizadas nas aulas estão de acordo com o contexto que os professores estão, sendo um uso continuo, tornando ao aluno parte do cotidiano escolar.

5- Que práticas podem identificar e registrar?
R: Há uso do celular em algumas disciplinas para procura de imagens relacionadas ao conteúdo do momento, do computador no qual com o site direcionado pelo professor, os alunos visualizam com legenda o vídeo para ilustrar o que foi trabalhado em sala de aula, imagens com a TV Pendrive, jogos educativos e outros que os professores consideram necessários ao auxílio do processo aprendizagem.

    6- Que recursos das TDIC vêm sendo utilizados, para que e como?
R: O uso do celular em atividades direcionadas, computador, vídeos, TV Pendrive. São utilizadas para auxilio visual do conteúdo que se faz necessário ter além do livro didático e seu uso vai de acordo com o domínio do professor na utilização de cada tecnologia. 

   7- Como os (as) alunos (as) utilizam as TDIC na escola e o que pensam sobre essas experiências?
R: Como em todo ambiente escolar, há alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem e as diferentes tecnologias que o professor utilize ajuda no aprendizado do educando, alguns possuem mais facilidades e outros não, dependendo de suas limitações físicas, intelectuais; pessoalmente eles utilizam a rede social como a mais utilizada, pois no Facebook se comunicam constantemente sobre eventos, fofocas, e notícias entre eles.

    8- Como os (as) professores (as) utilizam as TDIC na escola e o que pensam sobre essas experiências?
R: Os professores possuem uma preocupação acerca do impacto que as mudanças tecnológicas causam no processo de ensino-aprendizagem, mas a utilização se faz necessária, pois ir além do livro didático proporciona ao educando visualizar conteúdos mais significativos à ele, favorece sua compreensão e possível utilização em seu cotidiano. A incorporação do conhecimento faz do indivíduo à ser um sujeito usuário e ativo da tecnologia, necessitando sempre cuidados pois a internet oferece informações distorcidas e condicionantes de fatos negativos aos jovens e crianças. Também temos o fato de que há ainda professores que não dominam as tecnologias por diferentes motivos pessoais mas muitos estão buscando este aperfeiçoamento.

9- Que mudanças essas práticas vêm introduzindo na escola, dentro e fora das salas de aula?
R: Essas práticas têm auxiliado na aprendizagem dos conteúdos, pois o professor utiliza de vídeos legendados, entrevistas e filmes legendados para que o aluno tenha melhor compreensão do conteúdo selecionado e construa seu conhecimento auxiliado pelas práticas pedagógicas da escola como um todo.

    10- Que desafios para a integração das TDIC você encontrou em sua escola?
R: Podemos perceber que a integração da TDIC na escola tem favorecido o processo de aprendizagem do aluno e a aproximação entre professores e alunos, porém ainda encontramos muitos desafios com relação aos professores que ainda não possuem domínio no uso da tecnologia como alguns alunos não tem a internet, o computador em sua casa.

11- Que sugestões você podem dar para fortalecer o processo da cultura digital na escola?

R: Para as tecnologias auxiliarem no aprendizado, uma sugestão seria atividades para realizarem em casa usando o computador, ou o celular com o comprometimento dos alunos realizarem e dos pais acompanharem e ajudarem seus filhos a realizarem estas atividades, pois realizar e manusear as ferramentas e conteúdo de site seguro pode favorecer aos alunos maior compreensão da relação que há entre conteúdo e sua aplicação no cotidiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário